Republicação seleta (e levemente aperfeiçoada) dos textos de eutenhoumblog.blogger.com.br, blog que mantive dos 16 aos 19 anos, de 2003 a 2006. A ideia é que a repostagem seja na mesma data anterior (dia e mês, apenas dez anos depois). Nos comentários, eu falo do que me lembro da época em que escrevi, e avanço. Pra que o meu eu de então fique contente.

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Confidence - o golpe perfeito

De começo, imaginei o negócio todo como sendo um segundo O Troco, e a história é, de longe, parecida. Um trambiqueiro realmente bom acaba enganando quem não queria, pega dinheiro errado de chefe do crime. O chefe do crime não gosta de ser enganado e cobra o trambiqueiro. Trambiqueiro diz que faz um golpe pra ele e tudo fica às pampas. 

O escolhido pro golpe é um outro, lavador de dinheiro, dono de banco ou coisa que o valha. O golpe é difícil, diz o trambiqueiro, o chefe não se importa, dá o dinheiro que se precisa e põe um dos seus homens nos calcanhares do trambiqueiro. 

Um golpe é como uma peça de teatro onde a única pessoa que não sabe suas falas é quem está sendo enganado - fiquei todo o filme tentando prever os acontecidos, observando cada detalhe. Fui enganado. Eu poderia dizer o mesmo que o chefe do crime no final. Quando levantava da cadeira, expressei-me ao nada: "filho-da-puta...", e era um elogio. 

Como é o nome da doença que faz a gente ficar satisfeito depois de ser enganado?

Nenhum comentário: