Republicação seleta (e levemente aperfeiçoada) dos textos de eutenhoumblog.blogger.com.br, blog que mantive dos 16 aos 19 anos, de 2003 a 2006. A ideia é que a repostagem seja na mesma data anterior (dia e mês, apenas dez anos depois). Nos comentários, eu falo do que me lembro da época em que escrevi, e avanço. Pra que o meu eu de então fique contente.

segunda-feira, 24 de março de 2014

O Pagamento

Não sei o que me aconteceu, mas houve um momento em que parei de gostar de filmes de ação. Anh, eu realmente gostava de ver as pessoas se matando, ver as moças sendo salvas, ver os inimigos atirando em todos os lugares possíveis do cenário, exceto nos heróis. 

Mas, que seja, o diretor era o de Missão Impossível 2 e a história é do mesmo cara de Minority Report e O Vingador do Futuro; e é ai que você vê a diferença em uma produção de Steven Spielberg — Minority Report pode ser um filme com ação, mas é muito mais sua história. Em O Pagamento acontece o contrário, e ainda uma ação frouxa. 

Bom, há os engenheiros reversos. Basicamente, eles descobrem a tecnologia de um produto desmontando-o e o refazem (acabei de notar que os geneticistas poderiam ser assim chamados). O engenheiro protagonista faz os serviços e então apagam a memória dele; ele nunca fez coisa alguma, e ninguém pode arrancar isso dele. Certo: a vida dele é feita de momentos, e ele é feliz. 

Então ele arranja um emprego realmente importante. Três anos de serviço, três anos a menos da sua vida, noventa milhões de dólares na sua conta. Mas, quando ele acorda depois do serviço feito, descobre que ele havia trocado todo o dinheiro por vinte itens aparentemente inúteis. 

O resto são coisas que se encontra em qualquer filme por aí. 

Não leia o que segue se realmente se não quer ter revelação alguma: Anh, ele tem ainda um ponto científico, cerca de dez segundos do filme: a máquina que ele reconstruiu podia ver o futuro, graças a alguns satélites com lentes super-potentes que viam a curva do Universo — diz a lenda que se você olha pruma curva infinita, acaba vendo suas costas. 

Possível?

Nenhum comentário: