Republicação seleta (e levemente aperfeiçoada) dos textos de eutenhoumblog.blogger.com.br, blog que mantive dos 16 aos 19 anos, de 2003 a 2006. A ideia é que a repostagem seja na mesma data anterior (dia e mês, apenas dez anos depois). Nos comentários, eu falo do que me lembro da época em que escrevi, e avanço. Pra que o meu eu de então fique contente.

domingo, 9 de março de 2014

Ensaios Impopulares, de Bertrand Russel

Anha, filosofia. 

Bom, isso não interessa a grande parte da população deste planeta e não vou fazer um discurso de defesa antes do post. Portanto, qualquer divergência, vá ler outro blog. De preferência, os linkados na esquerda. 

Bertrand Russel trata de diversos assuntos no seu livro. Acho que todos aqueles tipicamente tocados pela filosofia, e que a mim e ao Trunkael tem dado certo desgosto ultimamente. Algumas partes podem deixar perplexa uma criança desusadamente estúpida, mas ele até que é simples e fácil de se entender. Ele diz que às vezes é pedante por conta de que funciona. Seus exemplos até que lembram o Mero Cristianismo, se você ver por um lado. 

Hum, ele estabelece para a filosofia dois objetivos, ditos como únicos desde o começo: arranjar uma razão pra tudo o que está e arranjar um jeito decente pra se viver no que está aí. As coisas mudaram e as ciências dividiram tudo, e ele demarca para a ciência o pensar sobre o que sabemos e a filosofia sobre o que não sabemos que há. 

Nessa de arranjar o melhor jeito de viver aqui, ele diz que seria perfeito se toda a força militar do mundo fosse superada por uma só nação, ou concentrada em uma só aliança. Ele diz que por acordo isso não deve acontecer, e que seria aceitável se os EUA, por exemplo, dominassem o mundo.

Assim se impediriam guerras e em algum tempo a situação seria próxima a perfeição. 

Anha. Ele também repudia dogmas. Ele diz que esse é um erro fundamental, de todo tipo de coisa. Jogar um livro fora, por exemplo, como se ele fosse de todo errado, deixando uma idéia boa ali ir embora. 

Não vou tratar de tudo. Esse post ficaria enorme. Outros dias eu falo sobre outros elementos.

Nenhum comentário: