Republicação seleta (e levemente aperfeiçoada) dos textos de eutenhoumblog.blogger.com.br, blog que mantive dos 16 aos 19 anos, de 2003 a 2006. A ideia é que a repostagem seja na mesma data anterior (dia e mês, apenas dez anos depois). Nos comentários, eu falo do que me lembro da época em que escrevi, e avanço. Pra que o meu eu de então fique contente.

quinta-feira, 6 de março de 2014

A Vaca de Bertrand Russel

Eu vou fazer uma resenha do Discursos Impopulares do autor citado acima algum dia próximo, mas tenho que parafrasear o exemplo da vaca antes disso. Então, aí está, o exemplo da vaca:
Quando passamos de trem por um campo em que há vacas pastando, podemos ver, às vezes, que elas fogem aterrorizadas à passagem de um comboio. A vaca, se fosse um metafísico, arguiria: "Tudo em meus próprios desejos, esperanças e receios se refere a mim mesma; concluo daí, por indução, que tudo no universo se refere a mim. Este trem ruidoso, portanto, pretende fazer-me bem ou mal. Não me é possível supor que ele pretenda fazer-me bem, já que aparece de maneira tão aterradora, e, portanto, vaca prudente que sou, procurarei escapar dele". E um trem que lhes fosse indiferente, que não intencionasse fazer-lhe bem ou mal, deixaria a vaca metafísica perplexa, com algo tão fora do natural.

Nenhum comentário: