Republicação seleta (e levemente aperfeiçoada) dos textos de eutenhoumblog.blogger.com.br, blog que mantive dos 16 aos 19 anos, de 2003 a 2006. A ideia é que a repostagem seja na mesma data anterior (dia e mês, apenas dez anos depois). Nos comentários, eu falo do que me lembro da época em que escrevi, e avanço. Pra que o meu eu de então fique contente.

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

O Senhor dos Anéis e outras coisas

Não me decido pelo filme ou pelo livro: que venham as mesmas apologias de sempre por parte de leitores (como eu): 'o livro é melhor, mais detalhado'. Mas o tal do Peter Jackson conseguiu colocar na tela de modo vivo rápido, deslumbrante.

Pronto, parei de só elogiar. 

Isso já foi dito, até mesmo no Hobbitcon que fui: mas o filme mostra, por debaixo da fantasia, a igualdade das raças, clama por isso e pela amizade. E não só: o "I'm not man" de uma personagem ao por fim na vida de um dos Nove é um grito feminista (ou cabe muito bem). Só há uma coisa que divide o mundo — a história é maniqueísta, certo, existe, rigidamente, o Bem e o Mal. Não há lugar para um orc recuperado: os orcs são feios, nojentos e tem que morrer. 

E a fantasia, vã e bela; no Hobbitcon (volto a ele, se eu soubesse quem disse, juro que dava créditos. Mas eu havia sentado no chão [lotado] e nem o rosto das pessoas que falavam eu via.) ouvi que nós precisamos da fantasia; desde o momento em que o homem fez a palavra, e descobriu que com isso ele podia criar, ele tomou mão desse poder e criou. 

E cá meto Jesus Cristo de novo: não foi ele que disse que o Reino dos Céus é latifúndio das crianças? E o que elas fazem, se não imaginam e fantasiam? Bem-aventurado seja o episódio de Rugrats em que os bebês largam os brinquedos supertecnológicos e brincam com meras (para os adultos) caixas. 

E nós, presos entre quatro paredes de concreto, precisamos disso, da fantasia. Ela nos diverte, nos alegra, nos faz ter nostalgia e sorrir de nostalgia. 

E deve ser por isso que essas coisas fantásticas resistem ao tempo. Por isso queDom Quixote, em seu próprio mundo, vive tanto. Por conta disso que Monteiro Lobato não morre. É por isso que a História Sem Fim não tem fim e por isso o Peter Pan não envelhece. 

O que segue deve ser verdade, seria legal: uma vez me disseram que eu gostaria de viver em um mundo onde tudo fosse como Final Fantasy e que os maus fossem maus e os bons fossem bons. 

--- 

notas

-> fantasia? vejam Peixe Grande, que deve estrear logo nos cinemas. De Tim Burton.

-> leitura? leiam O Senhor dos Sistemas, do mesmo autor deste blog aqui. Para RPGistas.

-> Senhor dos Anéis? visitem o Conselho Branco.

-> Conselho? bata palmas, assim você revive as fadas que matou, dizendo que elas não existiam.

Nenhum comentário: